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Pequenas Empresas: 5 desafios que a tecnologia de um sistema soluciona

O número de empreendedores cresce a cada ano no Brasil – fator que ocorre seja por necessidade ou oportunidade. E esse número deve continuar subindo, impulsionado pela retomada da economia brasileira – segundo o Banco Central, em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar 2,2% – quase o dobro do que foi registrado em 2019 (1,2%).

Na contramão desse contexto de expansão, de acordo com o Sebrae, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de funcionamento e a principal razão é a dificuldade de planejamento e execução de algumas tarefas, incluindo a administração dos negócios.

Em pesquisa recente, a instituição mostrou que cerca de 2,1 milhões de empresas fazem a contabilidade à moda antiga, no papel, e 73% não possui página na internet. Para auxiliar na mudança desse cenário, a Sage, empresa líder de mercado em soluções de gestão na nuvem, listou algumas dicas que podem melhorar a rotina administrativa dos pequenos negócios e ajudá-los a crescer em 2020.

1 – Controle as atividades financeiras

Uma das atividades mais complexas para os empreendedores é administração financeira. Para driblar essa dificuldade, o primeiro passo é separar as contas pessoais das finanças da empresa – abra uma conta bancária jurídica, estabeleça um salário para você e nem pense em misturar o seu dinheiro com o do seu negócio. O segundo é adotar uma solução para administrar o fluxo de caixa e contar com tecnologia para auxiliar nesse processo. Por exemplo, os sistemas Sage NFe e Sage Financeiro são opções acessíveis que irão ajudar o empreendedor nesta atividade. Juntos, realizam respectivamente a emissão de notas fiscais e gestão de fluxo de caixa em uma mesma solução na nuvem, o que permite que a gestão seja realizada onde e quando o empreendedor quiser.

2 – Migre para a nuvem

As pilhas de documentos que antes enchiam os escritórios passaram a ocupar espaço na memória dos computadores. Porém, ainda assim, estão fisicamente presos a um dispositivo. O armazenamento em nuvem é uma tecnologia criada para resolver esse desafio e dar mais mobilidade e produtividade ao usuário, ou seja, ideal para a rotina do empreendedor. Com ela é possível guardar dados utilizando um servidor online, que está sempre disponível, em qualquer hora e lugar. Outro ponto importante é a garantia de continuidade dos seus negócios porque os fornecedores desse tipo de solução seguem um protocolo rigoroso de segurança e garantem que nenhum documento seja perdido. E tudo isso com pacotes que cabem no bolso do empreendedor.

3 – Dimensione seu estoque

Conhecer o estoque e saber a hora certa para comprar mais é essencial para prevenir prejuízos. O final de ano em uma loja, por exemplo, é extremamente corrido e dimensionar a quantidade de mercadorias armazenadas poderá ser o diferencial para lucrar mais nesse período e evitar a perda de mercadorias. É possível encontrar no mercado soluções com preços baixos, que oferecem mecanismos de gerenciamento de estoque integrados aos fluxos de compra e venda do negócio. Por exemplo, quando uma venda é efetuada, o próprio software dá baixa automaticamente no estoque do produto vendido e quando atingido um valor mínimo o sistema dispara um pedido ou cotação de compra.

4 – Conheça o seu cliente

Conhecer o cliente e saber do que ele precisa é ter domínio sobre os negócios. É nessa linha que o CRM (Customer Relationship Management) trabalha. Ele mapeia o perfil de cada consumidor – dos itens mais adquiridos até a frequência de compras – e gera indicadores que possibilitam ao empreendedor criar estratégias de vendas focadas em seus consumidores e assim estreitar o relacionamento com eles. É importante ressaltar que alguns sistemas são gratuitos por um curto período ou limitados a um certo número de recursos.

5 –  Use os dados ao seu favor

Que os dados são o novo petróleo, todo mundo já sabe. Porém, para o empreendedor, reunir informações pulverizadas e extrair conclusões poderosas de planilhas é um desafio e tanto.   Mas o mercado já criou opções que se adaptam a realidade do micro e pequeno empresário: são as chamadas soluções self-service BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios). Com parametrização simplificada e custo acessível, o próprio empreendedor consegue operá-las de forma autônoma sem a necessidade de um especialista. Essas ferramentas centralizam os dados que estão em diferentes locais – vendas, perfil dos clientes, performance de funcionários, resultados contábeis e entre outros serviços –  criando análises dinâmicas através do cruzamento destes dados, que irão transformar o processo de tomada de decisão do negócio ou até mesmo resolver pequenos problemas do dia a dia, reduzindo custos e impulsionando as vendas.

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Fonte: JORNAL CONTABIL

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